29 de jul de 2009

Ilusões sonoras?

Certa vez minha irmã me contou que existem sons que só são ouvidos por adolescentes e tudo mais. Como boa cética, não acreditei (e não acredito mesmo!) e fui pesquisar. Existe um site, que fala sobre as 10 maiores ilusões sonoras do mundo, e é bem impressionante, viu.


Impressionates:
Shepards paradox - escute repedidamente, e vc vai reparar que as notas não páram de subir Oo'
Barbeiro virtual e a caixa de fósforos - o efeito fica melhor com fone de ouvido, é muito legal!
The McGurk Effect - Escute no segundo 19 (este vídeo é melhor), primeiro observando a boca, depois sem a imagem... O que ele diz de verdade?

Melhores:
Palavras fantasmas: São sequências de palavras sem sentido que, por algum motivo, vc acaba descobrindo sentido e ouvindo algo. Eu ouvi (selecione para ler, mas só selecione depois que vc ouvir e ter suas próprias palavras): run, no way, não, não aguento. Cara, isso me preocupou.

Som para menores de 20 anos: Meu marido ouviu e ele tem 25. Eu, que tenho 26, ouvi algo muuuuuuuuito ao fundo, quase imperceptível. Não ouvi, na verdade, só fiquei com uma leve sensação de ouvir. Este me preocupou mesmo.

Bom, fora as ilusões sonoras, o site é recomendadíssimo para se ver o Top Ten de bizarrices e recordes ao redor no mundo. Visita!